quarta-feira, 28 de setembro de 2016

A mãe é que sabe || As coisas que não te dizem antes de seres mãe #1

Estou doente. Sim, leram bem, estou doente. [merda não podia dizer isto, sou mãe]
Primeiro foram os miúdos, um começou a ficar rouco e com tosse o outro começou com febres a toda a hora até que veio a rouquidão, tosse e excesso de baba [raios partam os dentes], depois fui eu.
Dói-me o corpo, estou apática, afónica, se tentar falar a voz sai esganiçada e não se percebe um cu do que digo, esforço só se for para mandar alguém à merda e no estado em que eu estou é preciso puxar muito por mim. Portanto, estou aqui para as curvas como podem ver.
O problema é que tenho dois filhos dependentes, ainda que o mais velho já saiba ir aos armários e ao frigorífico, mas também só sabe enfardar bolachas e iogurtes, portanto, considero-o dependente à mesma. Depois há o pai que é um filho que me obrigaram a adotar, que uma qualquer mulher doida me delegou para o criar e, às vezes, consegue dar o dobro das dores de cabeça [e desilusões] do que os dois outros filhos pequenos que eu tenho.
Nunca ninguém me disse que depois de ser mãe eu ficaria proibida de estar doente, ficar de cama e muito menos reclamar disso.

- Ai estou que nem posso, dói-me o corpo todo, preciso de me deitar.
- Está bem, mas antes disso apanha ali a roupa do estendal e vai buscar o pijama dos miúdos para lhes dar banho.
- Não podes ir lá tu? Nem por um dia consegues fazer as coisas sozinho?
- Eu também estou cansado! 
- Sim, e eu estou doente. Queres trocar? É que isto não é coisa que vá passar numa noite [otário do carailho!]

Desisto. Enfio-me na cama, ele reclama e pragueja o tempo todo até meter os miúdos na cama e, finalmente, a casa mergulhar no silêncio.
E é aqui, nestes momentos em que estou mergulhada no entorpecimento das dores e do mal estar que penso que nunca ninguém me avisou que depois de ser mãe nunca mais poderia ficar de cama, no silencio, sem ter que me preocupar ou chatear com coisa alguma, sem ter que me obrigar a arrastar-me para ir apanhar roupas do estendal, fazer comida, pôr a loiça na máquina, pôr mais roupa a lavar, dar banhos e vestir pijamas. Até poderia pensar que casei com a pessoa errada, mas isso foi uma conclusão rápida, só demoraram 3 meses depois de ter dito "sim" para perceber isso, mas a verdade é muito pior do que isto porque eu vejo outras mães até mesmo solteiras a reclamarem do mesmo, ou seja, nós nunca mais podemos dar-nos ao luxo de ficar doentes. Sim luxo! Ou pensam o quê?
Uma mãe que se preze não pode ter dores de nada, não se pode queixar porque pior que isso é ver um filho com febre ou com dores de alguma coisa, isso sim é que é doloroso, agora a mãe ter dores? Um ben u ron [muitos] no bucho e passa.
Um mãe que se preze não pode reclamar, ficar apática, é um mau exemplo para as crianças que, coitadinhas, ainda ficam traumatizadas porque pensam que estão a ser ignoradas.
Uma mãe decente não pode ficar de cama, isso é que era bom! Ficar deitadinha, toda refastelada [e a gemer] enquanto deixa tudo por fazer, inclusive o jantar, os putos não podem comer pizza ou sopas já pré feitas, tem que ser tudo feitinho em casa e saudável!
Uma mãe extremosa não pode gritar quando a paciência lhe falta, acima de tudo está a parentalidade positiva, tem que dar beijinhos e abracinhos para acalmar as criancinhas mesmo que ao fim do dia não exista ninguém para a abraçar quando ela mais precisa.
Uma boa mãe engole o que lhe dói, obriga-se a arrastar-se nem que seja com 40º de febre e antes de reclamar e dizer que está doente tem que cumprir todas as obrigações para com os filhos. Afinal uma mãe aguenta tudo, é capaz de suportar nos ombros este mundo e o outro certo?
O caralho é que é!






14 comentários:

  1. Opááá :( Vais melhorar, vais ver :)
    FORÇA :)
    Um beijinho grande de força

    ResponderEliminar
  2. Lamento que estejam doentes. Oxalá não seja nada de grave. Ser mãe é profissão que não dá ordenado, não dá férias, não dá reforma, nem admite rescisão de contrato. Ser mãe é uma espécie de doença crónica que nos dá mais dias de sofrimento e aflição do que dias de felicidade e alegria, desde o dia em que os trazemos ao mundo até ao nosso último suspiro.
    Mas apesar de tudo, nenhuma mãe se arrepende de sê-lo.
    Um abraço e rápidas melhoras.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Elvira, pelas palavras e pela força. É verdade que ser mãe é uma tarefa exigente e árdua e confesso que às vezes faltam-me as forças para cumprir bem esse papel que Deus me deu, não sou de ferro, nenhuma é... Há dias assim, mais difíceis.
      Obrigada!

      Beijinho grande

      Eliminar
  3. Mesmo doente, não tens papas na língua!
    Eu não sou mãe mas acho que que as mães têm todos esses direitos! Também sei que as coisas nem sempre são justas e acho mesmo que as mães são super-mulheres, não tanto por imposição mas porque ficam com uma força assim para o sobrenatural ;)
    Mas deves ter direito aos teus momentos e a estar doente e a querer descansar... espero que os consigas.
    Rápidas melhoras!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ai as papas na língua nunca me faltam! :D
      Mas é verdade, as mães têm o direito de reclamarem, de estarem doentes, de quererem sossego. Só que a sociedade acha que as mães como são capazes de tudo perdem o direito das partes menos boas da vida que qualquer ser humano normal tem. Não amo menos os meus filhos por em algum momento não lhes dar tanta atenção ou não poder ir leva-los à escola ou ir busca-los e ter que ser o pai!
      Também tenho direito a estar mal e só comigo mesma, mas...vai meter isso na cabeça das pessoas, especialmente na do pai deles? Pffft enfim...
      Obrigada minha linda,

      Beijinho

      Eliminar
  4. As melhoras,...
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario

    ResponderEliminar
  5. Rápidas melhoras querida, para ti e para os pequenos. E muita força, não ligues à hipocrisia da nossa sociedade!
    THE PINK ELEPHANT SHOE | FACEBOOK | INSTAGRAM |

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada meu amor, obrigada mesmo pela força!
      Nem sempre é fácil combater os preconceitos da sociedade, é uma luta constante, seja por que motivo for. Mas, apesar das minhas quebras, vou continuar a combater, da minha parte, essas ideias pré concebidas que meia dúzia de anormais inventaram.

      Beijinho

      Eliminar
  6. Melhoras Márcia!

    Realmente 'o mundo' espera e julga as mães demais!
    Não se pode fazer nada sem olhares tortos

    Se o filho faz birra e a mãe reclama, é chata, autoritária. Se não reclama, é omissa, não sabe educar um filho!
    É muito cansativo ser julgada e dar explicação a quem nós n devemos nada...

    Ameeeeeeeei o post!
    Me senti representada!

    Bjoooos
    muitospedacinhosdemim.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada minha querida!!
      Mas é verdade, uma mãe é julgada por tudo e por nada, parece que tudo o que acontece na vida de um filho é tudo culpa e responsabilidade dela!
      É esgotante e cansativo estar sempre em luta contra a sociedade, mas apesar de às vezes eu mesma quebrar, vou continuar essa luta porque além de mãe eu sou uma pessoa!

      Beijinho

      Eliminar
  7. Venho super atrasada para este post...desculpa! Mas mesmo assim queria deixar te aqui o meu beijinho.

    ResponderEliminar