terça-feira, 6 de setembro de 2016

|| O batizado do Mateus

Olá meus amooooores!
Saudades minhas? Sim? Não? Hum?
Ando sumida, é verdade, meteram-se as "férias" e depois o mês de Agosto foi todo focado nos preparativos do batizado do meu Mateus.
Eu já tinha mostrado o início dos preparativos aqui, mas hoje trago-vos outros pormenores dos preparativos, o resultado final e contar-vos um bocadinho de como foi o dia.
Então, começando pela parte mais importante mas que até nem me deu muito trabalho a encontrar porque assim que olhei para ele disse "é este o tal", é nada mais nada menos do que o fato de batizado. Não queria gastar um balúrdio de dinheiro num fato todo pipi visto que ele já ia a andar, mas queria que ele fosse um misto de angelical com descontração, e foi exatamente o que encontrei na loja "Pedrosa" em Coimbra.





Um conjunto de calção com alças, uma camisa branca e uma mini gravata só para dar charme. Não sei se se nota, mas os calções e a gravata tinham riscas brancas muito finas e subtis. Para compor uns sapatinhos escuros, não queria uns sapatos abebezados para depois ficarem arrumados na caixa, mas penso que assentaram bem aqui.

Depois, outra parte importante de um batizado, a vela e a concha. Aonde ele foi batizado por norma oferecem a concha de batismo, apesar de que não é igual em todos os locais. Eu queria algo personalizado com o tema de príncipe - afinal é o que o meu filho é para mim - mas quando fui pedir um orçamento a uma loja em Coimbra a mulher pediu-me 58€... Roubar é para a estrada senhora!
Obviamente que negócio é negócio mas para personalizar uma coisa tãaao simples é preciso pedir tanto dinheiro? Não me fez sentido, por isso, ela ficou a ganhar à mesma porque lhe comprei a vela e a concha sem nada, comprei os materiais necessários e personalizei eu.



Ficou simples mas lindo lindo lindo. A toalha comprei à parte já bordada no mesmo sítio onde comprei o fato de batizado. Comprei o cordel, a fita de cetim, as coroas fiz com espuma amarela e depois só pintei com tinta de água dourada, et voilà! Prontinho.

Outra coisa gira que, já na altura do batizado do Gabriel me tinham oferecido, é uma vela numerada desde o 1 até ao 21 que se queima todos os anos no dia em que a criança faz anos até ao número correspondente. Como nunca a usei, acabei por usa-la para o Mateus e deixei-a queimar até ao 1, visto que ele fez  1 ano na semana do batizado.



Eu cá gosto destas coisinhas, pronto.
Agora, passando à decoração propriamente dita, é assim, o almoço foi no jardim da casa de férias em Peniche. Como aquilo é muito de praia, o almoço foi tipo prato na mão e cada um se servia, havia uma rodinha de bancos para as pessoas se sentarem e toldos para proteger do sol.
Como a casa tem uma varanda, aproveitei esse espaço para decora-lo e fazer uma espécie de mesa de catering, estão a ver?




Ora, forrei a parede toda com papel cenário branco visto que por trás tinha uma janela com portadas castanhas e para conseguir pendurar as bandeirolas e tudo o mais, precisava de uma parede lisa, por isso, forrei com papel e já está. Depois, fiz as bandeirolas com o nome dele em cartão forradas com papel autocolante azul, que é super fácil de fazer, e fiz também uma coroa - claaaaro, ele é o meu príncipe né? - para colocar por cima do nome e pronto.


Depois pendurei dois balões de papel de cada lado - um grande azul e um mais pequeno em branco - mas estes foram personalizados por uma empresa, Made in Heaven,  que já não é nova para mim. A piada destes balões foi perceber como é que se "montavam" porque eles vinham todos espalmados, ok, não vos consigo explicar como é que eles vinham porque não tirei foto mas era uma coisa mesmo esquisita, até que comecei a desfolhar um e percebi que o balão só se "montava" desfolhando folha a folha.
Não ficou giro?


A mosquiteira que tapa toda a mesa é a que está no meu quarto, lavei-a para usar neste dia porque, como o almoço foi na rua e rua equivale a moscas por todo o lado, eu queria proteger o bolo e as outras coisas comestíveis que lá estavam. Mas confesso que a própria mosquiteira deu um ar angelical e bonito à coisa.
A mesa não é nada de mais, tinha uma toalha plastificada que comprei numa loja de produtos para festas para colocar à volta da mesa, e coloquei por cima uma toalha branca com desenhos feitos em renda.
Na mesa mais pequena, coloquei papel cenário por cima e foi onde ficaram as lembranças de batizado feitas por mim e pelo meu pai, e o livro que encomendei na mesma loja onde comprei a vela e a concha, onde os convidados poderiam deixar mensagens que um dia mais tarde o Mateus poderá ler e perceber quem esteve lá e o amor que recebeu e continuará a receber pela vida fora.



As lembranças ficaram fofas, o meu pai replicou o boneco em si e depois colocou-o numa base, tudo em barro, as letras podiam ter ficado melhores mas ele obrigou-me a arriscar escreve-las e ficou assim. Depois só tive que fazer lacinhos e cola-los juntamente com uma chucha, tudo materiais que comprei para personalizar ainda mais as lembranças.



Para protege-las na hora de entregar, comprei também uns saquinhos brancos para colocar a lembrança lá dentro. Ficaram um charme.



Por fim, mas não menos importante, vamos à decoração da mesa em si e as coisinhas boas comestíveis que eu fiz para enfeita-la.
Em primeiro lugar o bolo, claro, esse é sempre o rei e a atenção de qualquer festa.


Esta coisinha aqui deu uma tremenda de uma trabalheira que nem vos digo nem vos conto, quase chorei e bradei aos céus! Peniche é uma zona muito húmida e apanhei dias de chuva mesmo, ora, a pasta de açúcar odeia humidade e... basicamente, depois de cobrir os bolos, para fazer a restante decoração eu vi-me e desejei-me porque a pasta começou a ficar molhada por fora e qualquer coisa que encostasse nela, pimba, ficava lá marcado ou agarrado. 
Mas lá consegui faze-lo ao meu gosto. O topo com a coroa não é comestível porque eu queria guardar o topo do bolo como recordação, mas os outros dois andares eram comestíveis: o bolo do meio era redvelvet com creme de queijo e o de baixo era bolo de chocolate com creme de laranja e limão.
Depois, em frente ao bolo coloquei um prato catita com quindins.


Inicialmente a ideia era fazer macarons mas... eu ainda não acertei com o raio da receita e não arrisquei, vai daí virei-me para os quindins.
Depois, do lado direito dos quindins havia brigadeiros de côco e do lado esquerdo brigadeiros de chocolate.




A graça é que encomendei na Made in Heaven as bases para os brigadeiros, umas só com uma coroa e outras com o número 1 e uma coroa em cima. Ficaram só as coisas mais fofas - e deliciosas, modéstia à parte - do mundo.
Ainda na onda dos comestíveis, fiz cakepops que não são mais do que bolinhos em forma de chupa cobertos com chocolate, uns eram bolo redvelvet e outros de bolo de chocolate, ou seja, aproveitando as sobras dos bolos aquando do alisamento depois de cozidos, fiz cakepops.



Alguns pauzinhos tinham um lacinho dourado com glitter em tecido, só que como já fiz de véspera e já eram 3 e tal da manhã, não coloquei em todos os pauzinhos visto que fazer os laços deu uma trabalheira do demo, por isso uns tinham e outros não. Ainda assim, achei que ficaram um máximo e prova disso é que não sobrou nem um para contar a história!
A base onde os coloquei também fui eu que personalizei. Não é nada mais nada menos do que um pedaço de esferovite retangular coberto com papel vegetal por cima para estar em contato com os cakepops e à volta forrei com papel crepe, rematei com a fita branca com um lacinho e fiz também uma coroa em esponja que pintei também de dourado.
Para terminar, em cada canto da mesa coloquei um castiçal branco com uma vela alta que personalizei com um laço de cetim azul.



Nas mesas onde ficou a comida coloquei uns suportes para os guardanapos que eram azuis e brancos, em forma de pomba que comprei no IKEA, deram mesmo um charme bonito à mesa, mas só me lembrei de tirar fotos dias depois do batizado.




Pronto, depois de apresentados os pormenores da decoração e afins, posso-vos dizer que foi um dia quase perfeito, e digo quase porque ao fim da tarde aconteceu uma espécie de discussão entre mim e a avó do meu filho precisamente porque ela desautorizou-me - pelo menos tentou- como mãe e educadora e as coisas azedaram bastante. Mas fora isso, e o facto de se ter tirado pouquíssimas fotos, foi um dia que eu idealizei ao pormenor, com muito carinho e dedicação, desde as coisas mais simples às mais chatas e trabalhosas, ainda suei muito, chorei algumas vezes de cansaço, ainda gritei com uma pessoa ou outra pela incompetência delas, mas estava lá o essencial, eu e o meu filho onde assumi perante ele e Deus uma responsabilidade enorme que é educa-lo na fé cristã. 
Deixámos de ser só eu e ele, passámos a ser nós com Deus, e isso foi o principal. A festa foi só um complemento desse amor imenso que é oferecer o batismo a um filho.
O resto, ficará na minha memória como isso mesmo, só o resto... 




Obrigada a todas que foram passando nas minhas redes sociais e que acompanharam tudo com carinho desde o início, a quem me foi deixando os votos de felicidades e o desejo que tudo corresse bem e que fosse um dia lindo, não podia mesmo deixar de fazer este post a mostrar-vos e a contar-vos tudo porque apesar de vocês não terem estado presentes estiveram sempre connosco, no coração. 

Beijinho 



13 comentários:

  1. Ficou tudo lindo: a decoração, os docinhos, as lembranças e, claro, o bolo (que lindoooo!).
    Parabéns!

    ResponderEliminar
  2. Ai que lindo
    adorei a decoração
    Beijinhos
    CantinhoDaSofia /Facebook /Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  3. Minha querida, o teu trabalho ficou excelente! Adorei a forma como personalizaste as velas, o bolo está incrível e a mesa ficou linda! O teu menino está lindíssimo! Parabéns a ambos :)
    THE PINK ELEPHANT SHOE | FACEBOOK | INSTAGRAM |

    ResponderEliminar
  4. Ficou tudo lindo, adorava ter jeito para estas coisinhas :P

    ResponderEliminar
  5. Oi Marcia!
    Td mt lindo, e esse elo com Deus ninguém destrói!
    Eu ainda n consagrei o Arthur, mas no inicio do ano, farei!


    Bjooos
    muitospedacinhosdemim.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
  6. Tudo muito simples e lindo, como eu aprecio! felicidades

    ResponderEliminar
  7. Tudo muito lindo. E o pequeno príncipe é uma gracinha. Que Deus o abençoe.
    Abraço

    ResponderEliminar
  8. Adorei tanto a decoração e ele ia tão linduxo (como seria de esperar!). Também já comprei roupinhas nessa loja em Coimbra para oferecer :p

    With love, Miss Melfe

    ResponderEliminar
  9. Tudo giro! És habilidosa :)
    Adorei a roupinha e sapatos do teu menino e ficou um gato!
    Diz-me o que achas desse creme da Garnier que andas a usar babe, sff!
    Beijinho *

    ResponderEliminar
  10. Estava tudo muito giro e adorei todos os pormenores. O bolo é lindo, a decoração é fofa, o fatinho do Mateus é super fofo, tudo maravilhoso...Parabéns por todo o teu trabalho e tudo de bom para o teu principe, que tenha sempre muita saúde e alegria.
    Beijinhos aos dois ;).

    misscokette.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  11. UAU!
    Só cheguei ao teu blogue agora, depois de me teres comentado e já estou rendida :)
    Vou seguir.
    PARABÉNS por todos os pormenores fantásticos da festa.
    Beijinho*

    ResponderEliminar
  12. Opaaaa, obrigado minha querida :D
    Sou exatamente da mesma opinião. Se cada um fizer o que gosta, será feliz sempre :)

    Acompanhei tudo pelo facebook e adorei o facto de teres feito tudo :D Ele ia tão giroooo!

    NEW REVIEW POST | Dermacol: Make-Up Cover.
    InstagramFacebook Oficial PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar