terça-feira, 4 de outubro de 2016

Livros || A rapariga no Comboio

Olá meus amores!
Aqui a maluca resolveu adicionar uma categoria aqui ao blog, porque isto de ser mulher também tem uma parte cultural, portanto, além de eu gostar de coisas sobre beleza e maquilhagem, também gosto imenso de ler, e agora que voltei ao ativo faz todo o sentido trazer-vos propostas do que leio e fazer reviews disso mesmo.
Na véspera de sair o filme, trago-vos a minha opinião sobre o livro que demorei 1 semana para ler metade e uma noite para acabar a outra metade, falo-vos do livro "A rapariga no comboio" de Paula Hawkins.
Eu já tinha lido uma review sobre ele no blog Miss Coquete , na altura achei-o interessante mas ainda não me tinha dado vontade para o ler, até que há coisa de 1 mês vi o trailler do filme sobre esse mesmo livro.
Comprei-o e comecei a lê-lo.



não liguem ao copo com Carolans ahahahah


Sinopse:

O livro que vai mudar para sempre o modo como vemos a vida dos outros. 

Todos os dias, Rachel apanha o comboio... No caminho para o trabalho, ela observa sempre as mesmas casas durante a sua viagem. Numa das casas ela observa sempre o mesmo casal, ao qual ela atribui nomes e vidas imaginárias. Aos olhos de Rachel, o casal tem uma vida perfeita, quase igual à que ela perdeu recentemente.

Até que um dia... 

Rachel assiste a algo errado com o casal... É uma imagem rápida, mas suficiente para a deixar perturbada. 

Não querendo guardar segredo do que viu, Rachel fala com a polícia. A partir daqui, ela torna-se parte integrante de uma sucessão vertiginosa de acontecimentos, afetando as vidas de todos os envolvidos.

A minha opinião:

Em primeiro lugar, já li sinopses melhores. Se eu quisesse decidir comprar este livro pela sinopse não o comprava, acho-a muito pobre, pouco apelativa. Mas, no meu caso, aquilo que me motivou para o comprar foi mesmo o trailler do filme que vai estrear amanhã em Portugal. O trailler está muito envolvente, quase parece terror misturado com mistério, portanto, como irei ver o filme preferi ler primeiro o livro para depois me desiludir com o filme (sim, eu sempre me desiludo com os filmes após ler os livros mas pronto...)
No início, quando o comecei a ler, confesso que o achei confuso, porque às tantas começa a Rachel a relatar a sua vida, depois entra uma Megan que não sei onde se encaixava e logo a seguir uma Anna. Às tantas olhava para cada relato das 3 mulheres a pensar "mas o qué isto?", daí ter demorado 1 semana até chegar a meio do livro, e foi nessa altura que a coisa mudou e tudo se encaixou.
A história começa a tomar contornos tão misteriosos, tão envolventes para o leitor, que é impossível parar, e eu só parei eram 5 da manhã quando li a última página.
Uma coisa que notei é que o leitor apesar de estar a ler a história como alguém que está de fora a visualizar as cenas descritas, neste livro, é como se o leitor, a certa altura, mergulhasse na própria história, estivesse lá a assistir àquilo. Muitos poucos livros conseguiram fazer-me isso, acreditem.
Existem muitos aspetos que mexeram profundamente comigo quando li este livro. A primeira delas foi o problema da Rachel com o álcool, é um problema que afetou a minha vida a determinada altura devido à adição de alguém que eu amava muito. O meu amor pelos vistos era uma gota num oceano imenso de amor que ele tinha pelo álcool e as drogas, portanto, ler o drama de alguém sobre o álcool é algo que, inevitavelmente, mexeu com as minhas emoções.
Este livro, desde o meio até ao final, está carregadinho de amostras de até onde pode ir a manipulação de alguém, que os maus tratos não precisam ser necessariamente físicos e que os psicológicos doem mais. Nesta história há um manipulador - que não vos vou dizer qual é senão perde a piada toda - que junta estas três mulheres como 3 vítimas do mesmo ataque: manipulação psicológica, mas que ambas têm 3 formas distintas de lidar com essa dor.
A Rachel, como já vos disse, era através do álcool, a Megan e a Anna...terão que ser vocês a descobrir.
Se vale a pena este livro? Muito! Quanto mais não seja para percebermos as formas como uma mesma manipulação pode afetar de forma tão distinta, e daí deixar-nos alerta para o caso de surgir algo do genero na nossa vida (ok, eu não consigo desligar-me da psicologia), eu, por exemplo, revi-me muito na Anna e se não tivesse tido a coragem que tive há 2 anos atrás teria acabado como a Megan sem qualquer sombra de dúvida.

Este livro comprei-o no pingo doce por 15€ mas está à venda em muitos sítios, inclusive livrarias.
Espero que tenham gostado desta review, se alguém já leu que me diga o que achou, quem ainda não leu que me diga se ficou curiosa, quero saber a vossa opinião!

Beijinho meus amorinhos






6 comentários:

  1. Eu fiquei doente com este livro. Li-o num instantinho querida! Foi como tu, sentia-me tão envolvida na história!
    THE PINK ELEPHANT SHOE | FACEBOOK | INSTAGRAM |

    ResponderEliminar
  2. Li esse livro num domingo de Inverno. Foi dos livros que demorei menos tempo a ler porque deixei-me envolver de tal forma no livro que, quando dei por mi, já o tinha acabado.

    O livro é fantástico, a história é estrondosa. Para primeiro livro, ela conseguiu cativar-me de forma a que estou à espera que saiam mais livros editados da autora.

    Gostei da tua review. Primeira vez que venho ao teu cantinho e penso que vou começar a vir aqui mais vezes ;)

    Cump's
    Ricardo
    www.opinguimsemasas.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  3. Também eu ao ínicio não gostei muito mas depois não conseguia parar de ler e, tal como tu, quando acabei de ler de madrugada deitada na minha cama e adorei o livro...agora tens de ler "Gêmeas do Gelo", irei falar dele brevemente ;).
    Beijinhos

    misscokette.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  4. Adorei ler este livro também! Consegui acabar em 5 ou 6 viagens de comboio, o que é inédito :) Logo a seguir peguei na rapariga corvo de Erik Axl Sund e delirei com a trilogia, o primeiro é "dose" mas são espetaculares
    mil beijinhos

    http://velvet-girl.webnode.pt/

    ResponderEliminar
  5. Li o livro no início do ano e também gostei muito. Lê-se num instante porque é muito envolvente. Agora quero ver o filme!
    nem mais nem menos | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  6. Acreditas que eu ganhei este livro ? Chega a mim no final do mês :) e ainda bem já que o filme me decepcionou mesmo muito :)
    Adorei teres abordado este livro aqui no teu blog
    Beijinho grande
    elisaumarapariganormal.blogspot.pt

    ResponderEliminar