segunda-feira, 28 de agosto de 2017

Viagens || Barcelona - 2ª parte

Olá a todos!
Hoje trago-vos a 2ª parte da minha viagem por Barcelona, e trago-vos esta parte com um travo agridoce na alma.
Este post já era pra ter saído há uns dias atrás mas confesso que quando vi as notícias do atentado em Barcelona, nas Ramblas, fiquei tão introspetiva, tão mexida, tão incrédula, que nem sei como é que eu iria escrever e recomendar coisas tão bonitas que por lá vi, tendo em conta o medo e o pânico que se instalou.
Podia ter sido eu... E só de pensar nisso arrepio-me toda. Revolta-me ainda haver pessoas tão más no mundo capazes de destruir, sem qualquer pudor, a felicidade dos outros. Aquele ataque foi de uma leviandade que até dói.
Ainda assim, quero acreditar, com todas as minhas forças, que apesar do que aconteceu, Barcelona será sempre a querida do meu coração e de muitos, acredito que valerá sempre a pena ser (re)visitada e, por isso, hoje trago-vos mais coisas bonitas sobre ela.

No segundo dia fomos visitar aquilo que já se tornou um cliché de Barcelona.

La Sagrada Familia:








Quem vai a Barcelona tem que, obrigatoriamente, ir visitar a Sagrada Familia. É um templo católico desenhado pelo arquiteto Antoni Gaudí, sendo considerado o expoente máximo da arquitetura modernista catalã.
Já me tinham avisado que este templo está sempre em obras, e de facto foi em obras que o encontrei. Dava para pagar entrada para visitar por dentro, mas cobravam quase um rim e ainda tinha muitas outras coisas que queria ver, portanto, tinha que poupar os tostões ahahahahah. Mas pelas fotos dá para terem uma ideia da imponência da coisa. Nem numa só foto cabe! Tive que tirar várias para apanha-lo todo.
É de facto uma estrutura de deixar o queixo caído, pelos pormenores, pela arquitetura, pelo design. Fiquei deslumbrada.
Mas se pensam que foi só isto que me fez apaixonar por Gaudí, desenganem-se. Ainda há muito mais.

Casa Batló:




Outra grande obra de Gaudí é a Casa Batló, um edifício modernista situado no Passeig di Grácia que foi encomendado por um industrial têxtil que não sabia o que fazer ao dinheiro dele. E o magano do Gaudí fez aqui uma coisa supimpa. 
Eu, armada em burra, não tirei fotos porque vi o edifício do outro lado da avenida. Como o objetivo inicial era subir a rua pra ir ver outra casa de Gaudí e na volta tirar fotos mais perto da Casa Batló, no fim mudamos de rota, e já não deu para voltar pra trás e tirar fotos. Mas estas que tirei da internet estão fiéis àquilo que vi.
Nesta casa, Gaudí inspirou-se na natureza, fazendo um jogo de cores maravilhoso. Quando olhei para esta casa pensei "caramba, parece uma sereia" mas há quem diga que parece um dragão. 
Cada pormenor, cada cor, é de endoidecer qualquer pessoa. Eu nunca liguei a arte mas posso-vos dizer que neste dia comprei uma biografia de Antoni Gaudí para conhecer melhor este grande visionário. 

Casa Milà ou La pedrera:







Na mesma rua, mais acima, temos a La Pedrera, outra casa concebida por Gaudí. Basicamente parece dunas de areia, mas é de uma beleza igualmente ímpar. Por dentro então, o jogo das cores naturalistas, características de Gaudí, fazem daquela casa um espaço acolhedor, um espaço que dá vontade de ficar ali sentada a ler um bom livro. 
É surreal!

Arquitetura:



















No que toca ao meu conhecimento sobre arquitetura, devo confessar-vos que não percebo grande coisa. Mas é impossível não ficar espantada e apaixonada pela arquitetura dos edifícios em Barcelona. 
Eles usam muitos traços trabalhados e as cores terra levam-nos exatamente para ali, Espanha. É incrível gente, incrível do que estes marados fazem aos edifícios.

Nota-se muito que fiquei apaixonadíssima por esta cidade? 

Eu sei que ia dividir esta viagem em duas partes mas, depois de publicar tanta fotografia aqui para vocês terem uma noção daquilo que por lá vi, achei por bem dividir isto em 3 partes porque também me faz sentido mostrar-vos o hotel onde ficámos. 
Por isso, si preparem viu? Brevemente trarei a última parte (prometo!) desta viagem tão incrível que fiz em Julho. 

Beijinho grande



1 comentário:

  1. Que cidade linda
    Nunca tinha pensado em conhecê-la mas fiquei encantada c suas fotos!

    Bjooos
    muitospedacinhosdemim.blogspot.com.br

    ResponderEliminar