terça-feira, 19 de janeiro de 2016

|| Metas para 2016

Olá meus amorinhos!
Estão bonzinhos?
Bem, já muito li sobre as vossas metas para este novo ano, mas confesso que as minhas andaram em banho maria até hoje. Esta coisa de estabelecer metas nunca foi a minha cena, até porque eu sempre vivi muito ao Deus dará, não só por ter um espírito muito rebelde, mas também porque eu mesma sinto que vivi grande parte da minha vida meia perdida, como a sobreviver a qualquer coisa, até de mim mesma. Mas isto é assunto para outra altura, é demasiado deprimente, believe me.
Portanto, posso-vos dizer que é a primeira vez que estabeleci metas para um ano, mas queria que fossem metas reais, não daquelas tipo whislist a longo prazo, não, eu decidi pensar bem naquilo que gostaria de mudar neste novo ano, que já começou há 3 semanas.


imagem da net


1. Perder 20 kg

É o mínimo que me vou obrigar a perder, e por saber que vai ser a meta mais difícil e trabalhosa, coloquei-a em primeiro lugar. A minha luta (e ódio também) pelo peso já vem de há uns bons anos, mais precisamente após ter tido o meu primeiro filho. Andei sempre no "perde e ganha" e fartei-me disso. Já pedi ajuda psicológica para me ajudar a manter o foco, sim, porque esta coisa de se perder peso, nunca deve ser feita sem cuidar da parte emocional, isto foi algo que aprendi em todos os meus processos de "dietas falhadas" ao longo do anos, e sendo eu uma estudante de psicologia, mais noção tenho do quanto uma pessoa com excesso de peso precisa de acompanhamento. Portanto, a meta desde ano serão os 20kg e, claro, vou publicando o meu percurso aqui pelo blog.

2. Estabelecer rotinas de sono

Ok, eu sempre fui notívaga, sempre funcionei melhor de noite do que de dia. Mas eu quero muito melhorar isso. Eu deito-me tardíssimo e quando acordo pareço um zombie, e sou bem capaz de ficar o dia todo meia sonolenta porque como os meus dias começam cedo por causa do Sr. Mateus, fica difícil aguentar. O objetivo é ir estabelecendo padrões de sono e conseguir deitar-me a horas decentes e, de preferência, dormir bem (o que é raro). 

3. Aproveitar melhor os dias

Claro que, se me deito tarde e ando o dia todo meia ensonada, é muito natural que ande rabugenta e não aproveite quase nada. Portanto, melhorando o sono acho que conseguirei aproveitar melhor os dias, mesmo tendo que tomar conta de um bebé, acho que acabarei por ter sempre algum tempo para mim e quero aproveita-lo da melhor forma possível.

4. Dedicar-me mais aos amigos

Sempre fui muito desconfiada, e ainda sou. Mas o ano que passou foi um ano muito complicado, foi um ano em que passei muito mal, emocionalmente, e por isso afastei-me muito das pessoas. Este ano, com a parte emocional mais calma e restabelecida, quero dedicar-me àqueles que sempre compreenderam a minha ausência, que souberam esperar e que nunca me deixaram para trás. São poucas pessoas, mas costuma-se dizer que quem fica é quem vale a pena. Quero sair mais, conversar mais, conviver mais, criar memórias, fortalecer laços. 

5. Dedicar-me à parte espiritual

Eu venho do Reiki, pratiquei durante uns anos, depois deixei um bocadinho de lado. Foi uma fase em que fiquei descrente de tudo, faz parte. Mas este ano quero voltar a dedicar-me ao Reiki, continuar a estudar, a compreender, a fortalecer-me. Eu acredito na energia das coisas e das pessoas, acredito na reencarnação, na vida após a morte, que as pessoas não morrem só mudam de estado, portanto, quero dedicar-me à parte espiritual que ficou adormecida.

6. Viajar aos fins de semana

Eu adoro viajar por esse Portugal a fora, especialmente aos fins de semana, mas com a vinda dos filhos fui descurando essa parte, fui-me ficando sempre em casa a negligenciar a minha vontade de sair, conhecer sítios novos e descansar. Este ano decidi que quero fazer diferente, quero aproveitar mais a vida, quero centrar-me mais em mim, quero conhecer novos lugares, experimentar outras coisas, e descansar muito porque com dois filhos a vida é bem agitada e o descanso já se faz urgente. 

7. Ler mais

Eu amo livros, cá em casa já começa a não haver espaço nas estantes para tanto livro. Já li a maior parte deles, outros comprei-os e comecei a le-los, mas também tenho outros que fui deixando para quando desse jeito. Este ano quero voltar aos meus bons e velhos hábitos de leitura, sobretudo quero variar no tipo de escrita. 

8. Acabar o meu livro

No verão de 2014 eu comecei a escrever um romance baseado em muitos aspetos reais da minha vida, mas fui-me desleixando, até que o deixei de lado, inacabado. Na altura criei uma página do facebook onde ia partilhando alguns trechos do que escrevia, só para aguçar a curiosidade das pessoas (se estiverem interessados em cuscar vão aqui  ) mas depois apaixonei-me e além de isso me ter estragado a vida, fiquei perdida num eco onde se diluiu a minha vontade de escrever. Este ano, o objetivo é termina-lo e, quem sabe, tentar edita-lo. 

9. Fazer um mini closet

É que é mesmo mini porque a casa onde vivo é um apartamento de bonecas, ou seja, o espaço é quase nenhum. Mas mesmo assim há ali um cantinho que vou transformar num mini closet, portanto, aguardem mais novidades sobre isto que eu hei-de falar mais vezes aqui. 

10. Amar-me mais e conhecer-me melhor

E por último, mas não menos importante, é continuar a amar-me mais e conhecer-me melhor. O ano que passou foi decisivo neste processo todo de "in love with me", muita coisa cicatrizou, outras vão a caminho, é um processo que ainda vai a meio mas que estou a adorar faze-lo. Descobri que vale muito a pena investir em mim e que mereço o melhor, e com isso ser feliz. Este ano pretendo continuar!

E é isto pessoas giras. Agora vou beber um chazinho porque quero começar a cumprir aquela que diz "estabelecer rotinas de sono" ahahahah.

Beijinho



11 comentários:

  1. Espero que 2016 seja melhor que o ano anterior e que consiga fazer tudo aquilo que deseja
    Beijinhos
    CantinhoDaSofia
    Facebook

    ResponderEliminar
  2. Gostei muito de ler este teu post.
    Eu também sou como tu, ou melhor como tu eras:) Gosto de viver o dia a dia sem estabelecer muitas metas.
    Aliás acho que ainda hoje vou vivendo e vendo ...Não sei se será bom, se será mau... Mas sinto-me assim neste momento!

    Quanto ás tuas metas...gostei de ler e estarei aqui a acompanhar-te:) Espero que concretizes todas ou pelo menos uma grande parte delas:)

    E já me deixaste hiper curiosa com o mini closet e claro em relação ao teu livro! Isso é O B R I G A T O R I O terminares:) Anda lá que eu quero comprar, sim? :)

    E eu também devia pelo menos aceder a uma rotina do sono...depois lá ponho carradas de anti olheiras ...as desgraçadas já me perseguem quanto mais com as "noites" que eu lhes dou:)

    E quanto a gostar mais de ti mesma...tu tens qualquer coisa de especial...espero que consigas também ver isto. Não é por acaso que tens pessoas que não conheces de lado nenhum a gostar tanto de te ler e de te acompanhar... O passado tem um dia de ficar bem lá atrás ;) Um grande beijinho para ti
    elisaumarapariganormal.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ohhh és tão querida, a sério.
      Vou dar sempre o meu melhor para concretizar as metas a que me propus e, claro, partilhar com as pessoas que gostam de me ler e que têm sempre uma palavra de carinho para me dar.

      beijinho

      Eliminar
  3. Bom se quiser mesmo e tiver força de vontade decerto que vai conseguir.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  4. Com força de vontade tudo se consegue linda! Adorei o post e comecei a seguir :D beijinhos
    a sparkly secret

    ResponderEliminar
  5. Espero que consigas cumprir essas metas! Vou espreitar os teus trechos =)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Oi Márcia
    Adorei suas metas, me vi em mts delas!
    Boa sorte, que vc consiga realizar cada uma delas!

    Bjooos
    muitospedacinhosdemim.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
  7. Vais ver como a definição de metas te ajudam em vários aspetos.

    Uma das coisas que também quero mudar são as rotinas de sono. Sou sem dúvida uma pessoa que trabalha melhor à noite do que de manhã mas é tão melhor quando conseguimos acordar cedo...até parece que o dia te mais horas :)

    Em relação às tuas metas, se me permites, o principal foco deverá ser a última que definiste - amares-te mais. Esse será o segredo para conseguires alcançar todas as outras :) Principalmente a que defines como mais difícil - perder peso (começa por não odiares teres mais peso do que desejas ou odiares o teu peso. começarás a ver mais diferenças quando te aceitares) :)

    Beijinhos grandes e cá estarei para acompanhar todas essas vitórias
    makeithappenbym.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  8. Mais vale tarde do que nunca... Ah e amei ler as metas e tens todo o meu apoio para as cumprires! eheh
    Um beijinho grande, linda! :)
    ______________________
    www.focusonmeblog.com

    ResponderEliminar
  9. Espero que consigas cumprir com os objetivos 2016... Eu tb tenho alguns e dois já consegui 2 :)
    Sou nova seguidora :)
    http://www.cosmopolitgirl.com/

    ResponderEliminar
  10. Que todas as metas sejam cumpridas!

    Isabel Sá
    http://brilhos-da-moda.blogspot.pt

    ResponderEliminar