terça-feira, 24 de maio de 2016

|| As letradas dos grupos de facebook

Atenção, este texto vai conter muito português bem falado e outro tanto palavreado, por isso, se é sensível não desça mais e ponha-se no caralho


Por norma eu não gosto de falar sobre estas coisas, acho-as demasiado desinteressantes e ridículas para lhes dar a importância que não têm. Mas hoje, porque a minha língua e o meu mau feitio estão em pura sintonia e bem afiados, venho falar sobre um assunto, porque sim, porque posso, porque aqui não tenho administradores armados em punhetas mandões que apagam - e escondem - as verdades que passam nos seus grupinhos de facebook só para não "parecer mal" e manter as aparências, por isso, aqui posso dizer o que bem entender sem correr o risco de ser "apagada" como se fosse uma coisa sem importância.
Hoje venho-vos falar de duas situações que se passaram comigo num desses grupos de facebook do qual sou "membro" - se é que isso interessa alguma coisa, porque não é por ser membro que tenho liberdade de expressão ali - um grupo onde, basicamente, se partilham receitas para a bimby. 
Eu já estou nesse grupo há, pelo menos, 2 anos, mas sempre fui expectadora, achava que não tinha nada de muito interessante para partilhar ali, mas desde que fui mãe pela segunda vez e ganhei mais algum tempo para me dedicar a uma das minhas muitas paixões que é cozinhar, tenho feito algumas receitas na bimby, umas que retiro de outros sites, outras ainda que adapto eu mesma para a bimby. 
Já que aprendo com tanta gente ali com as suas receitas, as suas partilhas, comecei também eu a partilhar algumas das minhas receitas que vou fazendo na bimby. Porque não? Afinal aquele grupo é um grupo de partilha e se eu aprendo, e adoro aprender, com os outros que por lá andam, talvez até tenha alguma coisa para ensinar.
Então, aqui há uns tempos, um mês mais coisa menos coisa, decidi publicar a minha primeira receita nesse grupo, esta receita só que adaptada de uma forma a tornar-se menos calórica e quando postei a foto dos iogurtes nesse grupo de facebook coloquei o título de "iogurtes de bolacha fit", vai daí, muita gente me pediu a receita e eu dei-a. Pois bem, mas não demorou muito para ser bombardeada por meia dúzia de bimbas ranhosas a reclamarem "ai leva açúcar não é fit", "ai leva caramelo não é fit", "isso não é fit, leva bolachas, leite, açúcar, isso não é fit", mas escrito assim parecem críticas fofinhas demais, a forma como essas aves raras comentaram era de uma forma mesmo desconstrutiva, de uma forma rude, arrogante, como se eu tivesse cometido um crime ao dar àqueles iogurtes, que eu tinha adaptado a receita para ter METADE das calorias que a receita original, iogurtes fit.
Pá, respondi à letra a algumas pessoas, ao ponto mesmo de roçar o rude e manda-las pó caralho com alguma nobreza que ainda consigo ter, mesmo quando a mostarda já me está a entrar pelo nariz adentro. E a coisa ficou por ali. 
Vi que muita gente me apoiou nos comentários mais rudes, talvez elas tenham entendido aquilo que eu estava a sentir... Mas como as críticas nunca paravam - e as notificações do facebook também, estamos a falar de um grupo de 80 000 e tal membros e tanta notificação irrita - resolvi escrever isto.




Claro está que isto tornou-se viral e em poucos segundos tinha reações e comentários de muitos membros a concordarem comigo mas, claro, passados nem 5 min o punheta do administrador armado em Deus das bimbas, apagou a publicação, a verdade não lhe coube nas medidas.
Tudo bem, segui em frente.
Lembram-se desta receita? Como não tinha nada de 'fit's' nem 'saudável' as fitnésses não deram à costa, toda a gente fez like, muitas disseram que iam experimentar, enfim, tudo tranquilo, tudo favorável.
Mas eis que hoje eu publiquei aqui a receita do bolo de chocolate ao qual dei o título de "bolo de chocolate vegan e fit, aproveitei e publiquei também lá nesse grupo, visto que já tinha lido muitas pessoas a pedirem receitas mais saudáveis, portanto juntei o útil ao agradável e partilhei - partilhar, a coisa que mais me dá prazer fazer sem esperar nada em troca. Pronto, armou-se logo a tenda das ranhosas fitnésses. Por acaso tive pena de não fazer printscreen de alguns dos comentários que algumas deixaram, mas a primeira a comentar foi logo a atacar "por acaso sabe o que é vegan? isto tem tudo menos de vegan, tem leite, ovos e mel... de vegan não tem nada!!!", estão a ver o típico comentário à sabichona, temperada com rudeza e com um toque apimentado de humilhação, hum? Foi isso que aconteceu. Ora, eu já escaldada com a cena dos iogurtes fit da última vez e com o dia a correr-me pessimamente mal, pronto, fui tudo menos simpática. Mandei-a passear, literalmente e ainda lhe disse que não tenho que aturar comentários a roçar a sabichonice, que há formas de informar as pessoas sem humilha-las como se elas tivessem dito uma grande merda e que é preciso ter-se cuidado a quem se vai vomitar esse tipo de humilhação subtil e barata porque nunca se sabe se do outro lado não estará alguém com mau feitio, como o meu, disposta a mandar pó caralho, sem medo de ser expulsa por administradores punheteiros. Claro está que ficou ofendida, vieram logo mais três ou quatro ranhosas armadas em defensoras do grupo das bimbas do fitnésse, mas a que mais adorei foi aquela que disse assim "se tem mau feitio tem má educação", pahahahahahah morri ali, e a outra que veio logo dizer que me faltava humildade para aceitar as críticas? TOP!
Eu não sei se as mesmas letradas que me criticaram tanto a puta da receita que eu publiquei note-se, por causa de ter no título "VEGAN", alguma vez irão ler isto mas, para o caso de virem a ler, aqui fica o recado.
Minhas letradas maravilhosas, coisas mai lindas do meu cú, fitnésses mais ranhosas do mundo, em primeiro lugar o questionamento acerca da minha humildade ficaria sempre para último plano se eu fosse a questionar a vossa, porque tanto deve ser humilde o "professor" como o "aluno". Portanto, logo por aí, vocês levavam logo chinelada sem chinelo - que a vida tá cara e estragar um chinelo nas vossas fuças tão bem letradas era um desperdício - é que ensinar também tem o seu quê de humildade.
Houve uma moça que, gentilmente, explicou-me que vegan e vegetariano é diferente, que os vegan não consomem mesmo nem ovos, nem leite e nem mel. Ok, eu agradeci porque fiquei a aprender uma diferença que ainda não tinha entendido. Mas as outras... as outras ficaram logo com o pito aos saltos e vieram logo dar chinelada. Epa e sabem o que é mais ridículo? É que foi tudo por causa de um filho da puta de um título de uma publicação da minha receita. E claro, como eu já tinha mandado algumas pó caralho com alguma nobreza, mas segundo outras com má educação por ter mau feitio - loooooooooooooool - o sr. punheiteiro, desculpem, o sr. administrador apagou não só os meus comentários mas a minha publicação quando a minha publicação não infringiu nenhuma das regras. Sim, eu dei-me ao trabalho de as ler e nenhuma fazia referência aos comentários, seja lá de que tipo fosse. Lá está, o meu mau feitio, desculpem, a minha má educação, não lhe coube, outra vez, nas medidas.
E eu fico a pensar, afinal, aquele grupo é para partilhar receitas ou é uma consultoria de língua portuguesa? Fiquei na dúvida porque eu até estava interessada em dar umas aulas, já que tive 17 no exame nacional de português. Ah mas esperem, eu sou uma burra do caralho porque não sei a diferença entre vegan e vegetarianismo.
Outra coisa que me deixou a pensar, porque é que nesses grupos do facebook, com taaaaanto membro adicionado, em tooodas, mas é que é mesmo em toooodas as receitas que as pessoas publicam aparecem sempre meia dúzia de porcas armadas em experts a denegrirem não só a publicação da pessoa mas a própria pessoa que teve o trabalho, a HUMILDADE, a DELICADEZA de partilhar aquilo que sabe, aquilo que experimentou e que até resultou bem, com outras alminhas. Deixa-me a pensar que, das duas uma, ou não têm hobbies melhores na vida do que ir ranhosar para o facebook porque se ranhosarem em casa ninguém lhes liga patavina, ou então a falta de amor próprio é tanta que precisam de um monitor e um teclado para frasearem humilhações subtis - vêm? eu até sei umas merdas em português hum - que só mesmo uma pessoa muito ingénuazinha é que não percebe, para ficarem com o dia ganho. 
Mas vamos falar sobre a minha humildade, eu gosto de falar sobre estas coisas. Como vocês, ranhosas do caralho, não me conhecem de lado nenhum eu até peido em cima das vossas frases do "falta-te humildade" e ainda dou um beijinho no ombro, mas como, repito, eu gosto de falar sobre coisas profundas, vamos lá então falar sobre a minha humildade.
Eu tenho um blog sabem? Este aqui de onde vos escrevo. E até tenho 93 bons seguidores. "Ah não são muitos!" São bons, basta-me, porque, para ter merda como vocês a seguirem-me até eu mesma peço: não o façam. Mas continuando, como tenho um blog onde até falo de várias merdas, nunca, até hoje, em tempo algum, alguém me disse tal coisa. E agora vocês dizem "ah mas estás atrás de um teclado ninguém te conhece verdadeiramente", pois é, mas isso era se eu fosse uma pirosa falsa como muitas de vós e andasse aqui só para angariar seguidores para depois dizer "sou memo muita boa". Eu trato as pessoas como família, se calhar por isso é que tenho só (?) 93 seguidores porque eu gosto de ter a sensação de que tenho uma família, não de uma "coisa" para ganhar visibilidade - aquela que muitas não conseguem ter no mundo real - e dinheiro. Por isso, tudo o que aqui escrevo/mostro vem de dentro, é sincero, e para isso é preciso uma coisa: humildade. Ah, mas esperem, só porque não aceito a vossa humilhação barata, não tenho humildade. Shit.
Acreditem ou não já aprendi mais aqui do que com muita gente lá fora! E se aprender não é ser humilde, então explicai-me vós, ilustres letradas, o que é. 
Ser humilde não é baixar a cabeça e acatar a merda que os outros vomitam, aí é ser estúpida e não ter respeito por si própria e deixar que os outros nos façam de totós, que nos tratem como burras iletradas só porque não sabemos tudo! 
Ser humilde é saber ouvir/ler e escolher entre o aceitar ou não, mas além da humildade eu tenho limites e quando alguém os tenta transpor estala-se-me o verniz e aí tenho toda a credibilidade para dizer o que bem entender, porque a mim ninguém me pisa nem permito que gozem com a minha cara. E isto não tem nada haver com humildade, tem haver com respeito, o respeito que muitas de vós não sabe ter pelos outros.
É assim... nem toda a gente pode ser letrada e estúpida ao mesmo tempo, deixo essa parte para vocês que são top nisso. 
Para finalizar, deixo-vos um printscreen da publicação que fiz na minha página pessoal do facebook, com a resposta que uma grande amiga minha que é vegan HÁ ANOS, me deixou. 




Despeço-me com um gesto de humildade e cortesia... vão pó caralho!


7 comentários:

  1. Bom, Princesa, se me permite a minha humilde opinião, eu que podia ser talvez sua avó e embora não tenha estudos, já vivi muito, eu acho que não se devia irritar assim, não lhe faz bem nenhum e nem elas merecem. O Facebook é uma montra de vaidades, onde cai filha de muita mãe, capaz de tudo para aparecer. Não perca tempo a dar pérolas a porcos. Não tem a sua página? Publique lá as suas receitas, porque lá é você a administradora e se a chatearem simplesmente risca a pessoa. Outra coisa publique as receitas com um nome normal, e antes dos ingredientes ou no fim da receita, faça uma chamada de atenção dizendo que é uma receita com menos açúcar, sem leite ou aquilo que seja, sem fazer alusão a nomes como fit, vegan ou outro qualquer. Assim não dá aso a que essa gente queira aparecer à sua custa.
    Um abraço e acalme-se. Não lhe faz bem nenhum.

    ResponderEliminar
  2. Esqueci de dizer que pode apagar o comentário depois de lido, se quiser.
    Abraço

    ResponderEliminar
  3. É por estas e por outras que mal intervenho nos grupos. Muito, mas mesmo muito raramente falo e até já nem vejo! Há muita gente mesquinha e que gosta de pegar com tudo e todos os pormenorzinhos que pode. Disso já estou farta na minha vida, quanto mais vir "aturar" isso para aqui. Por isso evito determinados locais de "ajuntamentos" onde esse tipo de pessoas gosta de estar!
    E devias por-te ao largo Márcia... faz te mal à saúde porque noto que quando te ferve o sangue ferve a valer (eu sou assim também!!) e faz-nos mal a nós e essas pessoas gostam mesmo de criar esse tipo de situações.
    Concordo com a nossa "avó" Elvira que tão bem sabe aconselhar.
    Um grande beijinho Márcia.

    p.s. olha eu ali no quadro do facebook do teu bolo eheheh :)

    ResponderEliminar
  4. não sei se ria com a originalidade de algumas frases ou fique pasma com a frontalidade de outras.. Bem eu gostei imenso da tua coragem em defesa do que é teu e que podiam não ser ter arrogantes e prepotentes.. acho que devias criar uma página com as tuas fabulosas receitas no Facebook e conta comigo para a divulgares.. beijinhos

    Beleza De Mulher e Mãe
    Facebook
    Instagram

    ResponderEliminar
  5. Está tudo bem consigo Princesa?
    Abraço e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  6. Concordo com o primeiro comentário, receitas aqui e o resto que se lixe :P

    ResponderEliminar
  7. Márcia estou preocupada com o seu silêncio. Rezo para que esteja bem.
    Por favor, diga alguma coisa quando puder.
    Abraço

    ResponderEliminar