terça-feira, 24 de maio de 2016

Receita || Bolo de chocolate vegan e fit

Olá meuzamoooores!
Estão benzinhos, hum hum hum?
Por aqui vai-se andando, um dia de cada vez, enfim, vamos lá ao que interessa.
Hoje, nham nham, hoooooje trago-vos uma receita de um bolo de chocolate tão bom mas tão bom e tão mas tão inofensivo.
Basicamente, peguei nesta receita que estava mortinha para experimentar, e adaptei-a para a bimby e ficou espetacular. Mas quem não tem bimby não desespere porque, se eu adaptei a receita, quer dizer que ela é feita de modo tradicional, portanto dá para todos os gostos.




Esta receita ficou com uma história agregada a ela. O meu filho Gabriel, guloso, maluco por chocolate, hum, estão a ver? Pois é, primeiramente pensei em fazer bolas de berlim e quando lhe disse  que estava a pensar fazer a resposta foi "eu quero ajudar-te, eu quero ajudar-te!!", mas depois pensei melhor e decidi experimentar esta receita que tem aquilo que ele mais gosta e é muito mais saudável. Ok, deixamos as bolas de berlim para o próximo fim de semana.
Só que quando fiz este bolo, tive que o fazer enquanto ele estava distraído, ou seja, não queria que ele me ajudasse porque como ele está numa fase em que me quer ajudar em tudo e quer saber o que é cada ingrediente, tive que ser rata e fazer tudo às escondidas.
Bora lá à receita, vocês vão já perceber porquê.


Modo Bimby

Ingredientes para o bolo:

4 ovos
100g de mel (a receita original pede 50 mas pensei que ficava pouco doce então dobrei)
100g de chocolate negro ou de culinária (o que interessa é ter 70% de cacau no mínimo)
200g de courgete descascada e sem sementes
100ml de leite (pode ser qualquer leite, eu pus leite de amêndoas)
100g de farinha de aveia
1 colher de sopa de fermento

Ingredientes para a cobertura: 
(fiz tudo a olhómetro aqui)

150g +/- de chocolate negro ou de culinária
meio copo dos pequenos de leite de amêndoas (ou outro leite qualquer)

Preparação do bolo:

1. Separar claras das gemas e bater as claras em castelo com a borboleta na bimby 4 min/vel. 3 e 1/2. Reservar.
2. Triturar a courgete  20 seg/vel 7 até ficar desfeita, se não for o suficiente continuar a triturar tendo o cuidado de raspar as paredes do copo para que ela se desfaça. O objetivo é ficar como a imagem. Tirar do copo e reservar.



3. Colocar as gemas e o mel no copo e bater 1min e 30 / vel 4
4. Enquanto isso, derreter o chocolate em banho-maria e adicionar à mistura de ovos e mel, programar uns segundos na vel 4 para ficar tudo homogéneo.
5. Juntar a courgete e o leite e bater 30s / vel 4
6. Juntar depois a farinha e o fermento e misturar 20seg/vel 3
7. Por fim, com uma espátula, envolver as claras até que tudo fique homogéneo, mas cuidado porque como a massa fica muito líquida não se deve misturar à pressa as claras porque se não perde o ar e fica uma coisa estranha.
8. Colocar numa forma untada e enfarinhada e levar ao forno pré-aquecido a 180ºC por 20 min, no meu forno precisou bem mais, foi quase 1h a cozer, mas depende do forno.

Modo tradicional

1. Separar as gemas das claras, colocando as primeiras num recipiente grande e as segundas no recipiente de uma batedeira elétrica.
2. Bater as claras em castelo e reservar.
3. Descascar a courgete, tirar as sementes e ralar. Reservar.
4. Juntar o mel às gemas e bater bem com uma vara de arames ou numa batedeira, como preferirem
5. Derreter o chocolate em banho-maria e adicionar à mistura de mel e gemas e bater rapidamente.
6. Depois adicionar a courgete ralada e o leite e voltar a bater
7. Juntar a farinha e o fermento à mistura e mexer bem
8. Por fim, envolver as claras em castelo mas com cuidado para que a massa não perca o ar das claras.
9. Colocar uma forma untada e enfarinhada e levar ao forno pré-aquecido a 180ºC por 20 min ou até espetarem um palito e sair limpo.


Preparação da cobertura:

Basta colocar o chocolate partido aos bocados e o leite e levar ao microondas na potência máxima durante uns 40 a 50 segundos. No meu microondas foi o suficiente para ficar meio derretido, depois ao mexer como o leite está quente acaba por se transformar numa espécie de ganache (mas sem natas, o que é ótimo).
Depois, é só cobrir o bolo, no meu caso só coloquei por cima.







Isto não é um bolo que fique alto porque, lá está, os ingredientes e as suas quantidades não são consistentes o suficiente para fazer um daqueles bolos altos e fofos como estamos habituados a fazer.
Mas é um bolo muito mais saudável, daquele tipo de bolos que se pode comer uma fatia antes ou depois do treino (para quem treina, mas claro sem cobertura ahahahahahah), é daquele tipo de bolos que se pode comer sem culpa e sem sair da dieta.



Como podem ver, o aspeto é delicioso e o sabor... ai o sabor... é tão bom que para uma criatura esquisitona que topa todos o tipo de sabores diferentes - sim, falo-vos do meu filho de 6 anos - comeu uma fatia, ainda quis repetir e no fim disse-me "foi o melhor bolo que já experimentei na minha vida toda" (como se a vida dele já fosse longa ahahahahahah). Portanto, é uma ótima opção até para os nossos filhos.




A consistência deste bolo é muito húmida, é quase uma espécie de bolo e queijada, é uma mistura subtil. É ótimo, acreditem! 

E pronto, por hoje é tudo, espero que gostem, que experimentem e que comam sem culpa porque este bolo é mesmo para isso, comer sem culpa.

Beijinho amores



5 comentários:

  1. Como eu estava ansiosa por esta receita desde que vi a foto ;)
    Esta vai ja já para o caderninho ;)
    Espero que estejas bem Márcia ;)
    Beijinhos
    elisaumarapariganormal.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  2. Bom amiga, como já disse várias vezes, doces não é comigo. Gosto do chocolate preto.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  3. Muito obrigado minha querida. Fiquei com o coração bem apertadinho <3
    Adorei Lisboa. Ficou muito por ver e ainda bem. Aguçou-me ainda mais a vontade de voltar muito em breve :')

    Otima receita. O aspeto é delicioso!!! Tenho de fazer aqui em casa :D

    NEW DIY POST | Pillows Inspired By Tumblr.
    InstagramFacebook Oficial PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
  4. Bolo vegan com ovos e mel?????????

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida anónima,

      agradeço por se ter dado ao trabalho de tirar o cú do grupo dos bimbados do Sr Luís que tem a mania que manda mas só se for na casota dele porque aqui, cara amiga, quem manda sou eu.
      Eu posso pôr os títulos que eu bem entender que nem você nem ninguém tem nada haver com isso, se as pessoas interessadas quiserem levar a receita e testar ótimo, fico feliz, se não quiserem experimentar ótimo para mim também. Aqui eu partilho, não obrigo ninguém a fazer nada.
      Outra coisa, em vez de se vir ressabiar para aqui como "anónimo" por ser cobarde e não ter coragem de dar a cara (neste caso o nome, com medo de sofrer represálias) devia arranjar qualquer coisa mais útil para fazer, remendar meias, sacudir o pó (da casa e da sua mente), ser mais útil à humanidade ao invés de vir despejar a frustração dos seus dias em quem não tem nada haver com isso. Só pelo seu comentário sem conteúdo revela muito de si :) Só valorizo pessoas com conteúdo porque, por norma, são sempre essas que me conseguem ensinar alguma coisa.
      Se a querida anónima anda mal fodida o problema é seu, só não venha chatear o meu juízo porque, por norma sou bem educada, mas também sei e não tenho medo algum de mandar pessoas como você pó caralho.

      Beijinho no ombro e vá de retro

      Eliminar