terça-feira, 19 de abril de 2016

|| Psicologando #1

Olá meus amores mais lindos!
Tudo bem? Como estão?
Tenho andado sumida dos vossos blogs, até aqui tenho andado mais ausente, mas é uma fase, uma de tantas más que às vezes aparecem na minha vida só para me moer o juízo, mas tal como vem também vai, demore o tempo que demorar.
Hoje venho só conversar convosco, afinal este blog também tem uma componente pessoal não é só sobre maquilhagem, reviews de produtos e receitas.
Tenho andado a pensar nestas últimas semanas em que andei mais ausente - quer dizer, além de dormir imenso como se não quisesse saber de mais nada, também pensei imenso - sobre muitas coisas, andei a arrumar algumas gavetas na cabeça e a sarar as feridas do coração, muitas delas que foram ficando ao longo do tempo e outras mais recentes. Andei a pensar no tipo de pessoas que me rodeavam, naquilo que elas queriam de mim e também naquilo que eu podia esperar delas. Cheguei à conclusão de que muitas delas tinham de ser arrumadas, juntamente com as histórias que vivi com elas.
Há histórias mal acabadas, e depois as pessoas envolvidas ficam num impasse de "vão ou ficam", e se forem pessoas tóxicas é o caos, sugam-nos a energia e a paciência até que não nos sobre mais nada, até que decidamos manda-las embora de uma vez por todas, com a certeza daquilo que estamos a fazer.
É incrível como mudei depois de ter arrumado histórias e pessoas na minha vida. Estava a precisar, acreditem, já se estava a tornar insuportável conviver comigo mesma. Chegou a um ponto que tive de escolher: ou arrumava as histórias dispersas, e consequentemente as personagens delas, ou iria continuar a servir de alimento a egos vazios.
Coincidência ou não, a minha saúde começou a melhorar muito, parece que me saíram quilos dos ombros. Não é que as pessoas sejam fardos, mas chega a uma altura em que temos de ser honestos com nós próprios, admitir-mos que temos pessoas tóxicas na nossa vida que não podem continuar nela, mesmo que gostemos muito delas.
Se nós evoluímos e os outros ficam para trás, estagnados, à espera que alguém resolva os seus problemas existenciais enquanto cometem os mesmos erros-padrão, torna-se incompatível manter algum tipo de relação. E foi, exatamente, isto que aconteceu comigo, tive que aceitar que algumas pessoas já não são dignas de existirem na minha vida, passaram a páginas acabadas e viradas.
Tudo isto custa, não pensem que não. Afinal são pessoas que, de uma forma ou de outra, tiveram muita importância na minha vida. Mas a determinada altura vi-me noutro patamar, mais à frente, e por muito que eu tentasse - e tentei, muito - que elas me acompanhassem, era impossível que tal acontecesse, porque o "estar mais à frente" conquista-se não se ganha do dia para a noite, é preciso pensar bem naquilo que somos e naquilo que podemos e queremos ser, é preciso largar velhos - e maus - hábitos que nos fazem cometer os mesmos erros até que eles virem padrões, é preciso desapegar, e eu sei que só quem quer muito é que é capaz disto tudo.
Há alturas na vida em que tem mesmo de ser "ou eu ou os outros", e como eu já aprendi que acima de qualquer coisa estou sempre eu primeiro, acabo por "arrumar" os outros nos sítios a que pertencem.
Nestas últimas semanas tenho aprendido a desapegar, a deixar ir, a aceitar, e curiosamente tenho-me sentido mais leve, mais focada, mais capaz, com mais saúde. Portanto, fico a pensar que a nossa disposição para a vida é inversamente proporcional ao nível de toxicidade das pessoas que fazem parte dela.
No meio disto tudo fica a certeza de que muito fiz, mas agora, tanto me faz. A vida segue, e eu quero ser feliz.



Beijinho amores e sejam felizes também

8 comentários:

  1. às vezes é mesmo preciso deixar tudo arrumado, por mais que custe, para se conseguir seguir em frente tranquilamente!
    beijinhos
    http://direitoporlinhastortas-id.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. E querer ser feliz é uma excelente partida para sê-lo.
    Abraço

    ResponderEliminar
  3. É necessário tirar algum tempo para pensar no bem ou mal que as pessoas nos fazem e ponderar se precisamos delas na nossa vida, de vez em quando. Todos precisamos, de vez em quando. Por isso nestas temporadas mais ausentes não te preocupes!

    Marli, do My Own Anatomy ✫

    ResponderEliminar
  4. Tens tanta razão! Esse tipo de pessoas apenas nos dá preocupações e prende como uma âncora sempre no mesmo sítio, como se não nos deixassem ir só porque também não vão. Fico feliz por te teres desapegado e, sobretudo, por isso te fazer sentir melhor!

    Muitos beijinhos, Dalila | The Lost Louboutin Blog |

    ResponderEliminar
  5. Não é fácil mas às vezes andar em frente é mesmo o melhor remédio. E ter pessoas tóxicas na nossa vida é mesmo terrível. Espero que continues a melhorar :)

    nem mais nem menos | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  6. Não acredito que seja coincidência, ainda bem que tomaste uma atitude boa para ti :))

    ResponderEliminar
  7. obrigada pelo comentário <3
    fazes muito bem em ser assim! quanto menos nos preocuparmos com o que não interessa e deixarmos as coisas más da vida para trás, mais felizes somos :D

    www.pinkie-love-forever.blogspot.com

    ResponderEliminar
  8. Estou a por me a par de tudo o que "perdi" nestes dias . Essa é uma atitude que tento ter presente na minha vida! Não só numa fase mas em todos os momentos. É dos exercícios mais difíceis de se fazer mas não podemos desistir ...não podemos desistir de sermos felizes :)
    Muitos beijinhos
    elisaumarapariganormal.blogspot.pt

    ResponderEliminar