quinta-feira, 2 de junho de 2016

Receita || Tarte de chocolate branco e limão

Olá meuzamores!
Como estão? Bem?
Hoje trago-vos uma receita que eu sei que muita gente ficou de olho lá no instagram e no facebook quando coloquei a foto. Por isso, hoje que estou mais "disponível", vim aqui dar-vos a receita de uma pequena maravilha, quase vá, tarte de chocolate branco e limão.


Parece-vos bem? Hum?

Então é assim, a receita original não leva natas nem morangos, é só mesmo a tarte com chocolate branco e limão, mas depois de ter provado o creme de limão e chocolate branco, achei que ficou demasiado ácido para o meu gosto pessoal, acreditem, isto ficou mesmo ácido ácido. 
Claro que se nota algum doce mas, para o meu palato - e estômago sensível - não gostei da acidez final com que ficou o creme.
Vai daí inventei, porque uma pasteleira tem que saber dar a volta às coisas! Fiz um chantilly com natas e coloquei morangos cortados por cima.
Ajudou a tornar mais doce a tarte mas... o ácido, esse, estava lá em exagero. Mas houve algumas pessoas que adoraram a ideia do ácido do limão, é uma questão de experimentarem e verem se está bom, se não na próxima reduzem que é como eu irei fazer.



Então bora lá à receita. Eu retirei-a do blog que amo de paixão, o côco e baunilha, tem sempre receitas fantásticas, e a melhor parte é que tem a versão tradicional e a versão bimby. Como eu agora ando numa de facilitar mais a minha vida com bimby tenho andado a testar mais receitas nela, mas também vou colocar aqui a receita tradicional não se preocupem.

Ingredientes para a base:

120g de farinha
80g de açúcar
1 pitada de sal
1 ovo
70g de manteiga
1 colher de chá de pasta de baunilha ou essência de baunilha

Ingredientes para o creme:

2 ovos
160g de chocolate branco (usei o da pantagruel mas aconselho a usar daqueles normais porque o da pantagruel é pouco doce)
50g de açúcar
raspa de 1 limão
130g de sumo de limão

Modo bimby

Preparação da base:

1. Pulverizar o açúcar uns segundos na vel. 9.
2. Colocar os restantes ingredientes no copo e misturar uns segundos na Vel. 4, até conseguir moldar uma bola. Se necessário adicionar mais farinha.
3. Envolver em película aderente e reservar no frigorífico 15 min para ficar consistente
4. Depois desse tempo, estender a massa e forrar uma tarteira de 21cm (ou retangular). Colocar papel vegetal na base e uns feijões por cima, no meu caso pus uma forma de bolo redonda porque não tinha feijoes, e levar ao forno pré-aquecido a 180ºC uns 15 minutos ou até ficar dourada, Fiquem atentos porque doura muito rápido, no meu forno 10 min chegou e mais um bocado saía conguito.
5. Deixar arrefecer.

Preparação do creme:

1. Colocar no copo todos os ingredientes e misturar 20 seg /Vel 4.
2. Programar 8min/90º/Vel 3. No final triturar uns segundos na vel. 7-9. Deixar arrefecer e espalhar pela base da tarte, alisando.
3. Colocar a tarte umas horas no frigorífico




Modo tradicional

Preparação da base:

1. Num recipiente, misturar a farinha, o açúcar e o sal.
2. Juntar a manteiga aos bocados, o ovo, a baunilha e trabalhar manualmente até conseguir formar uma bola até deixar de estar pegajosa (se necessário, juntar mais farinha).
3. Envolver em película aderente e reservar no frigorífico durante 15 min para ficar consistente
4. Depois desse tempo, estender a massa e forrar uma tarteira de 21cm (ou retangular). Colocar papel vegetal na base e uns feijões por cima, no meu caso pus uma forma de bolo redonda porque não tinha feijões, e levar ao forno pré-aquecido a 180ºC uns 15 minutos ou até dourada, mas atenção porque ela doura muito rápido, no meu forno bastou 10 min se não virava conguito.
5. Deixar arrefecer.

Preparação do creme:

1. Num tacho, levar a lume brando os ovos, o açúcar o sumo de limão e as raspas, mexendo sempre com uma vara de arames, até engrossar.
2. Desligar o lume e adicionar o chocolate branco partido, esperar um minuto e  depois mexer  até ficar homogéneo. Se não gostar de sentir as raspas passar o creme no liquidificador (ou com a varinha mágica).
3. Deixar arrefecer  um pouco e espalhar pela base da tarte, alisando bem.
4. Por fim, colocar a tarte no frigorífico até servir.


Como opção, bati um pacote de natas da mimosa com uma colher de sopa de açúcar amarelo e coloquei por cima do creme já depois de ter ido ao frigorífico, cortei uns morangos e decorei a tarte.




Hei-de voltar a repetir esta tarte porque acredito que tendo menos limão ficará ótima para o meu paladar. Outra coisa que senti é que a quantidade de creme para uma forma de 21 cm, e a que usei tem essa medida, fica pouca quantidade de creme, portanto, aconselho aos mais gulosos, tipo eu hum, a dobrarem a receita do creme.
De resto, é o que se vê, o aspeto é divinal e comeu-se toda num instante - mesmo ácida eheheheh.

Espero que gostem, que experimentem e digam-me se gostarem!
Já agora, nunca vos pedi nada mas gostava imenso que me seguissem tanto no instagram (@blogasbolinhasamarelas) e no facebook que tem a página aqui mesmo ao lado. Eu ando sempre por lá, mesmo que ande mais desligada do blog por razões óbvias, para quem já me acompanha a algum tempo, a vontade tem sido pouca pra escrever, apesar de ter tanto para vos contar. Mas há-de passar, é só uma fase má (assim espero).

Beijinho amores e espero-vos por lá




6 comentários:

  1. Esta tarte tem uma aspecto tão mas tão bom...comia-a toda :D :D.
    Beijinhos.

    misscokette.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  2. Oh meu Deus, porque nos fazes isto? Que aspeto maravilhoso, vou ter que experimentar! :D

    Beijinhos, Dalila ♡ | The Lost Louboutin Blog |

    ResponderEliminar
  3. Opahhh juro-te Márcia, mas juro te...esta tarde pôs-me a babar!!! vou ter de arranjar alguém para me reproduzir isto!!! Meu deus!!! Tu desgraças-me :):):)
    Obrigada por estares sempre pronta a partilhar tantas coisas boas connosco!! Tão bom vir aqui...e espero que voltes ao blog rápido, sinto a tua falta por aqui...
    Não tenho insta senão seguia-te por lá sem dúvida.
    beijinho grande
    elisaumarapariganormal.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  4. Tem um aspeto delicioso!
    Tenho de deixar de vir cá ver as receitas dos docinhos que com a lista que já tenho para experimentar qualquer dia não passo nas portas!

    ResponderEliminar