domingo, 6 de novembro de 2016

Receita || Bolo prestígio

Olá meus amores!
Tudo bem?
Ok, este post já devia ter saído ontem mas tive a trabalhar numa encomenda de um bolo, ao mesmo tempo a editar o vídeo semanal que ainda está a carregar e por este andar só de madrugada é que fica no ar e a terminar um trabalho da faculdade que vou apresentar para a semana... Enfim, isto é a prova viva de como são os meus dias.
Mas, vamos ao que interessa. Hoje trago-vos uma receita nova, daquelas bem chocolatudas como se quer. Falo-vos do bolo prestígio.
O bolo prestígio é uma receita tipicamente brasileira, que junta o sabor do chocolate e do côco. Eu já tinha experimentado várias versões desta receita mas, depois de descobrir esta receita nunca mais experimentei outra.
Eu retirei esta receita do site da Daniele Noce, uma youtuber e pasteleira de mão cheia e que adoro acompanhar.



Ingredientes para o Bolo:

8 ovos
300 ml de leite
255 de óleo
2 colheres de chá de extrato de baunilha
2  e 1/4 xícaras de açúcar mascavado 
2 e 3/4 xícaras de farinha de trigo
1/2 xícara de cacau em pó
1 pitada de sal
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
2 colheres de chá de fermento em pó

Ingredientes para o Recheio:

250g de côco ralado
1 lata de leite condensado
200 ml de leite de côco

Ingredientes para a Ganache/Cobertura:

300g de chocolate de culinária (uso da marca Pingo Doce por conhecer a sua composição)
100g de natas
2 colheres de sopa de glucose ou mel
20g de manteiga sem sal 

Preparação do Bolo:

1. Pré-aquecer o forno a 180º e untar duas formas de 21 cm de diâmetro com manteiga e cacau em pó ou então com spray desmoldante
2. Na batedeira bater os ovos, o leite, o óleo e a baunilha
3. Adicionar o açúcar e bater mais um pouco. Em seguida, peneirar a farinha, o cacau e sal e misturar ao preparado anterior até ficar homogéneo
4. Adicionar o bicarbonato e o fermento e voltar a misturar
5. Dividir a massa pelas duas formas e levar ao forno a cozer até espetar um palito e ele sair limpo

Preparação do Recheio:

1. Misturar todos os ingredientes e, depois do bolo estar cozido e arrefecido, coloca-se leite em cada camada de bolo para que ele fique um pouco húmido e depois é só distribuir o recheio por cada camada

Preparação da Ganache/Cobertura:

1. Levar a ferver o a glucose/mel com as natas (cuidado para as natas não queimarem)
2. À parte picar o chocolate num processador e depois assim que a mistura das natas estiver fervida verter sobre o chocolate e processar a mistura 
3. Por fim, adiciona-se a manteiga e volta-se a processar tudo para que fique um creme homogéneo e brilhante
4. Depois é só cobrir todo o bolo e salpicar com granulado de chocolate









Está frio, está de chuva, portanto, nada melhor do que uma fatiazinha bem generosa deste bolo com uma boa chávena de chá e um bom filme para passar uma boa tarde ou noite no sofá.
Espero que gostem, que experimentem e sobretudo que sejam felizes!

Beijinho







11 comentários:

  1. Ai que delicia adorei a sugestão e não e nada difícil de fazer ~
    Beijinhos
    CantinhoDaSofia /Facebook /Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  2. Está com óptimo aspecto, embora eu não seja apreciadora de doces, nem troque uma torrada por qualquer bolo. Defeito meu.
    Boa sorte com o trabalho na faculdade.
    Abraço e bom domingo

    ResponderEliminar
  3. Que delicia!! Não me importava de comer um bocadinho agora :D
    Vou guardar a recita para depois fazer!
    Beijinhos

    Ana & The Blog

    ResponderEliminar
  4. Meu Deus do céu, que é isto??? Tu matas-me de tanta água na boca que me deixas quando vejo as tuas receitas, quero tanto uma fatia desse bolo :D :D.
    Tens de abrir uma pastelaria ;).
    Beijinhos e boa semana querida Márcia.

    misscokette.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  5. Fiquei com água na boca. Parece ser óptimo.

    All We Need Is...

    ResponderEliminar
  6. Acho que engordei só de ler o post! =P

    ResponderEliminar
  7. Minha nossa senhora!!!! Temos de decidir Márcia ! Mudo me eu ou mudaste tu !?
    Beijinho

    ResponderEliminar
  8. Esse bolo deve ser uma delicia daqueeeeelas! :D

    Um beijinho e bom fim-de-semana.

    http://agatadesaltosaltos.blogspot.pt/

    ResponderEliminar