quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

Então é natal || Sugestão de uma receita

Oláááá meuzamores!! Tudo bem?
Bem, depois de muito pensar, decidi fazer durante esta semana até à próxima 3f uma rubrica "então é natal" onde vou trazer algumas sugestões para o natal, desde receitas, a presentes, unhas decoradas e, inclusive, vou tentar fazer um tutorial de maquilhagem bem basiquinho (que nunca fiz, portanto, aqui está uma boa altura para perder as vergonhas).
Hoje começo com uma sugestão de uma receita de um bolo de chocolate, o célebre bolo chocolate molhadinho. Eu já testei uma versão que fica igualmente molhada e nhami, mas como gosto de aprimorar e ir testando outras coisas, experimentei esta versão.


Ingredientes:

Para a cobertura e recheio

2 lata de leite condensado
200ml de natas
4 colheres de sopa de manteiga
12 colheres de chocolate em pó

Para o bolo

450g de iogurte natural
350g de chocolate culinária
200g de manteiga à temperatura ambiente
300g de açúcar
250g de farinha de trigo
10g de fermento em pó
10g de bicarbonato de sódio
25g de chocolate em pó
45ml de água a ferver
6 ovos
1 pitada de sal

Preparação:

Do recheio

1. Basta juntar todos os ingredientes numa panela, levar a fogo médio/baixo (e isto aqui é super importante para que dê tempo de atingir o ponto de brigadeiro sem queimar) mexendo sempre, até quando passar a colher de pau formar uma estradinha no fundo.
2. Depois é só transferir para um prato largo e tapar com película aderente, encostando-a mesmo ao creme para que ele não ganhe aquela película esquisita de quando arrefece.

Nota importante: nada de botar o creme no frio porque depois vira pedra e aí é o salve-se quem puder.

Do bolo

1. Numa taça juntar os ingredientes secos: a farinha, o fermento, o bicarbonato de sódio e o sal.
2. Noutra taça juntar os ovos e o açúcar e mexer até ficar fofinho tipo assim



3. E, por fim, numa terceira que dê para ir ao lume em banho maria, coloca-se o chocolate, a manteiga e o iogurte natural, e levar ao lume em banho maria até que tudo derreta e fique homogéneo.
4. Numa tacinha à parte, dissolver o chocolate em pó com a água a ferver e juntar à mistura do chocolate já derretido.
5. Quando tudo estiver pronto é fazer uma reação química que já vos explico em que consiste. Mas tudo o que têm de fazer é juntar à mistura da farinha a mistura dos ovos e mexer bem até ficar tudo homogéneo, e por fim juntar a mistura do chocolate até que também tudo se uniformize.
6. Distribuir a massa em duas formas de tamanho igual, ou então podem usar só uma única forma e depois cortam ao meio para rechear, e levam a cozer a 180ºC por, pelo menos, 35min. A partir daí vão testando com o palito no centro do bolo (sempre no centro e não nas bordas, por amor de deus) até que saia limpo. Assim que sair está pronto e retira-se do forno para arrefecer.

Notas importantes: o banho maria faz-se de forma a que o recipiente que tem os ingredientes não toque NUNCA na água que está a ferver porque o objetivo é usar o vapor de água para derreter os ingredientes de forma gradual e sem provocar fervura. O chocolate é super delicado, portanto, aqui o banho maria bem feito é crucial. Outra coisa, é importante seguir à risca a separação dos ingredientes pelas 3 taças porque o objetivo é juntar tudo no fim e provocar uma reação química entre o bicarbonato de sódio e o iogurte natural. Porquê? Porque o bicarbonato neutraliza ácidos, ora, sendo o iogurte um ácido, eles vão reagir formando umas bolhinhas. Este é o segredo para o bolo ficar bem fofo e molhado. Portanto, nada de aldrabar o procedimento, se não não há bolo molhadinho para ninguém eheheh.

Para cobrir o bolo, eu usei a técnica simples de dar uma pré cobertura com o creme. Depois coloquei o resto num saco de pasteleiro com um bico largo e fiz 3 bolas verticais na lateral do bolo e fui puxando com a ajuda de uma colher pequena, a partir do meio da bola, como se estive a fazer um borrão, estão a perceber? Isso deu um aspeto de espinha de peixe no bolo.
E ficou assim


Por cima coloquei côco, acho que dá um toque e uma frescura ao bolo incrível, visto que ele é tão chocolatudo. É uma boa receita para o natal, super rápida e super saborosa. Por cima, se tiverem tempo e jeito, até podem fazer umas decorações comestíveis em pasta de açúcar alusivas a esta época natalícia. Tipo isto


imagem da net


imagem da net

Espero que tenham gostado da sugestão natalícia de hoje. 
Até amanhã!

Beijinho


9 comentários:

  1. Tirei a receita ;) parece maravilhoso ;) fico a aguardar a maquilhagem ehehe ;)
    Beijinhos
    elisaumarapariganormal.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. Só uma pergunta gostaste do batom 02 ou 11? Beijinhos
    elisaumarapariganormal.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gostei da 011! A 02 pareceu-me um avermelhado na foto.

      beijinho :*

      Eliminar
  3. Que bom aspeto...já comia!

    Isabel Sá
    http://brihos-da-moda.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  4. Olá e cá estou eu para retribuir a visita, inclusivé já aderi ao blog ;)
    Não sou muito fã de bolos de chocolate mas como este é molhadinho, já tirei a receita...vou fazer e depois venho aqui contar :)
    Beijinhos

    Passatempo a decorrer em misscokette.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  5. Este parece ter ficado um delícia e nem tem uma receita complicada! :) Obrigada pela partilha.
    Beijinhos*

    Comecei a seguir-te ;) Faz também uma visita ao meu blogue e aproveita a Giveaway da Yves Rocher!
    http://nuancesbyritadias.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  6. fiquei com água na boca ahah
    xoxo
    http://myheartaintabrain.blogspot.pt/

    ResponderEliminar