quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

Redvelvet com brigadeiro

Olá minhas lindas!
Ando um bocadinho (muito) desaparecida do blog mas a verdade é que andei a remodelar aqui o estaminé. Chateei-me com o nome que o blog tinha antes, então resolvi pensar noutro nome mais fofinho e também em mudar o aspeto para algo mais leve (sem deixar de ser fofinho também ahahahah). E vai daí, surgiu o "Às bolinhas amarelas".
Eu já tenho alguns conteúdos preparados para vos vir mostrar e falar sobre eles, mas como não tenho quem me ajude nestas coisas, além do mais tenho um bebé que me ocupa muito tempo durante o dia, deixo tudo para a noite, chega a noite e eu já só quero aterrar na cama e não pensar em mais nada, mas prometo que vou esforçar-me mais para vos atualizar até porque tenho imeeeensa coisa para vos contar de produtos que ando a testar, outros que já testei e amei, enfim, muita coisa.
Mas hoje é dia de vos trazer uma receita que experimentei há 2 semanas atrás: redvelvet com recheio de brigadeiro e cobertura de chantilly. Basicamente, eu peguei em duas receitas de uma pasteleira brasileira, a Danielle Noce, e juntei-as.
Ao contrário das outras receitas que já publiquei aqui, em que eu mostro só a foto do produto final, esta receita resolvi trazê-la de forma diferente, ou seja, com fotos dos processos todos. Provavelmente vai ficar maçudo, mas eu vou tentar fazer em vídeo as próximas receitas.
Então vamos lá aos ingredientes.

Ingredientes: 

Para o bolo:
480g de açúcar
560g de farinha de trigo
40g de cacau em pó
uma pitada de sal
1 colher de chá de fermento em pó
4 ovos
240g de manteiga sem sal
200 ml de água
300g de iogurte natural
1 colher de sopa de corante vermelho
12g de bicarbonato de sódio
4 colheres de sopa de vinagre
2 colheres de sopa de extrato de baunilha

Para o brigadeiro:
2 latas de leite condensado
280g de chocolate 50% cacau
2 colheres de sopa de manteiga sem sal
1 pacote de natas

Preparação: 

Do bolo:
1. Ligar o forno a 200ºC e untar e enfarinhar 2 formas de 20 ou 21 cm.


2. Começa-se por peneirar a farinha, o cacau, o açúcar, o sal e o fermento em pó, ou seja, todos os secos.



3. De seguida, misturar o corante no iogurte. Nsta parte, é muito importante terem um bom corante para que a cor sobressaia. O meu bolo ficou pouco ou nada vermelho porque o corante que usei era o único que existia à venda no pingo doce. A marca já nem me lembro qual é, mas a qualidade dele é péssima. Por isso, certifiquem-se que usam um corante vermelho bem forte para que não vos aconteça o mesmo que a mim.


4. Derrete-se a manteiga com a água. E aqui peço desculpa mas só reparei que não tinha foto deste passo já no fim. Ups! Mas é só colocarem a quantidade de manteiga e água num tachinho e derreter ao lume.
5. Depois, mistura-se o iogurte, os ovos, a manteiga com a água e o extrato (ou essência) de baunilha na mistura dos secos e bater bem com a batedeira até ficar tudo homogéneo. A dica é bater até ficar MESMO tudo homogéneo, mas assim que estiver está pronto. É importante não bater demais para o glúten não se desenvolver.

6. À parte, misturar o vinagre e o bicarbonato de sódio e, por fim, juntar à mistura anterior até que tudo volte a ficar homogéneo.


7. Divide-se a massa pelas duas formas e leva-se ao forno por, mais ou menos, 60 min. Isso agora vai depender muito de cada forno. No meu eles ficam bons em 60 min mesmo. O melhor é sempre certificar com um palito no centro dos bolos, nunca nas bordas, visto que estas cozem muito mais rápido do que no centro.


8. Depois de cozidos, tira-se do forno e deixa-se arrefecer. Eles ficaram bem fofinhos, por dentro e por fora eheheheh.



9. Desenformam-se os bolos e cortam-se os topos bem retos e divide-se cada bolo em duas partes, ficando assim com 4 partes. (desculpem lá ver-se a garrafa da água e os outros electrodomésticos mas neste dia estava mesmo com pressa, e com a preocupação de fotografar tudo só reparei depois)



Agora passando ao recheio de brigadeiro:

1. Num tacho, junta-se o leite condensado, a manteiga e o chocolate.


2. Leva-se a lume brando e sempre a mexer para não agarrar demais e queimar. Quando passarem a colher no fundo e formar tipo uma estradinha é porque está pronto. Aí, retira-se para uma taça e junta-se o pacote das natas, até ficar tudo bem misturadinho. Eu usei da marca Mimosa porque são as minhas natas preferidas, mas podem usar outras.


3. Depois, tapa-se com (mmm... como é que se chama aquilo...) película aderente (?) de forma a ficar bem encostado ao creme porque assim ele não ganha uma película dura provocada pelo arrefecimento.



Para a montagem eu fiz como faço sempre para qualquer bolo que eu faça com recheio. Eu uso duas folhas de acetato que coloco dentro da forma onde cozo os bolos. Depois coloco uma fatia e um pouco de recheio por cima (tendo o cuidado de dividir o recheio em, mais ou menos, partes iguais) e vou alternando até chegar à última camada de bolo. E levo durante uns 20 min ao congelador só para o creme "apertar" ao ponto de dar estrutura ao bolo e ser fácil retirar as folhas de acetato. 
Aqui, é importante cozerem os bolos em formas com fundo amovível para depois ser fácil retira-lo da forma. 
E fica assim.



Depois, para a cobertura é só baterem 2 pacotes de natas Mimosa até atingirem o ponto de chantilly, dissolverem 2 folhas de gelatina e juntarem. É importante que as folhas não fervam para não talhar o chantilly e virar manteiga (como já me aconteceu).
Cobre-se todo o bolo e enfeita-se com granulado de chocolate ou outra decoração que desejarem.


A parte da decoração não correu muito bem porque quando terminei o bolo não estava na minha casa então não tinha tudo o que precisava para ficar bonitinho.


Como vêm, o bolo não ficou muito vermelho mas isso deve-se à qualidade do corante. De resto, ficou tudo top! eheheheh
Outra coisa, a quantidade desta receita é mesmo assim para que o bolo fique alto e bem composto. Mas se quiserem fazer metade da receita é a mesma coisa, tá?
Eu hei-de repetir esta receita, porque adoro redvelvet, mas para isso tenho que arranjar um bom corante porque os olhos também comem, né? :P
E pronto, espero que apreciem.

Beijinhos

ML

Sem comentários:

Enviar um comentário